quinta-feira, agosto 21, 2025
Cultura

São Julião realiza I Sarau Literário em homenagem ao Dia Municipal do Escritor

Na noite do último sábado, 21 de junho, o Átrio da Igreja Imaculada Conceição foi palco de uma celebração especial da arte e da literatura em São Julião, com a realização do I Sarau Literário do município. O evento marcou a primeira comemoração oficial do Dia Municipal do Escritor, instituído recentemente e celebrado no dia 17 de junho. A iniciativa foi promovida pela Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Cultura e Educação.

O Sarau reuniu escritores, poetas, professores, estudantes, autoridades, artistas locais e regionais, promovendo um verdadeiro encontro entre gerações em torno da valorização da produção literária julianense. A programação teve início com uma exposição montada por alunos do Ensino Fundamental II, que apresentaram biografias e obras de escritores, compositores e repentistas da terra e da região, destacando o talento local.

A mesa de honra contou com a presença do prefeito Renaldo Ramos (Renaldinho); da primeira-dama e secretária de Cultura, Fernanda Costa; da secretária de Educação, Lucinete Pereira; além de diversas autoridades locais, como o secretário de Desenvolvimento Rural, Né Rocha; os vereadores Soraya Luz (autora do projeto de lei que instituiu a data comemorativa) e David Júnior; o controlador geral, Gabriel Matheus; membros da equipe educacional e o intelectual Edilson Rocha.

Também participaram convidados especiais como os artistas Barrazul e Samuel Nascimento, representantes do Clube de Leitura de Alagoinha do Piauí; além dos familiares do compositor Fortunato, representados por sua viúva Marionete e seu pai Lauzinho Lalau. Entre os escritores presentes estavam Francisco de Assis (presidente da ALERP), Rômulo Rossi (representando a ALVAR), Wenderson Sá, e familiares de homenageados in memoriam, como Chico Cadino e Mestre Cabrinha.

Durante a cerimônia, as autoridades presentes destacaram a importância da literatura e dos escritores para a construção da identidade cultural do município. O prefeito Renaldinho ressaltou o compromisso da gestão com a valorização dos talentos locais:

“É um evento muito especial. Quero agradecer a Deus por estarmos proporcionando esse momento voltado para os artistas da nossa terra. O nosso intuito é manter viva a cultura, incentivar nossos talentos e homenagear aqueles que representam com orgulho São Julião.”

A secretária de Cultura, Fernanda Costa, reforçou o apoio da gestão municipal aos escritores e compositores locais:

“Hoje é dia de parabenizar cada escritor e compositor. Estamos aqui de coração aberto, dispostos a apoiar essa missão tão bonita. Sigam contando conosco.”

Já a secretária de Educação, Lucinete Pereira, destacou o compromisso da pasta com a cultura local:

“A educação jamais poderia ficar de fora desse evento. Estamos enfrentando um processo de reconstrução e, com o apoio do prefeito Renaldinho e da nossa secretaria, garantimos total apoio à cultura e valorizamos cada artista da nossa terra.”

Na ocasião, foram entregues certificados de reconhecimento aos escritores homenageados, em agradecimento às contribuições prestadas à cultura de São Julião. O Dia Municipal do Escritor foi oficializado por meio da Lei originada do Projeto de Lei nº 007/25, de autoria da vereadora Soraya Luz, aprovado em 29 de maio de 2025. A data escolhida, 17 de junho, faz referência ao nascimento do professor, poeta e cronista Francisco de Assis Sousa, um dos principais nomes da literatura julianense.

O I Sarau Literário entrou para a história de São Julião como um marco cultural, reafirmando o compromisso da atual gestão com a preservação da memória, o incentivo à produção literária e a valorização da cultura nordestina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

toggle icon