quinta-feira, agosto 21, 2025
Educação

São Julião realiza Jornada Pedagógica 2025.2 com semana de oficinas voltadas à transformação da educação

A Prefeitura de São Julião, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou durante os dias 01 a 05 de agosto, a Jornada Pedagógica 2025.2 com uma semana de programação voltada à formação continuada e ao fortalecimento das práticas pedagógicas.

Com o tema “Educação que acolhe, avalia e transforma: Caminhos para uma prática significativa” a Jornada Pedagógica contou com oficinas, palestras e momentos de planejamento focados na qualificação dos educadores e na melhoria da aprendizagem.

Iniciada na sexta-feira, 01 de agosto, no CETI Agripino Pereira Bezerra, a abertura contou com apresentação do regimento escolar pela Dra. Erika Luz e uma palestra com o Pe. Francisco Ramires, que abordou o tema “Educação que acolhe e transforma”. A noite foi encerrada com um jantar e apresentação musical para os profissionais da educação municipal.

 

No sábado (02), as atividades foram direcionadas aos professores do Ensino Regular e da Educação Integral, com foco, na prática docente e na avaliação da aprendizagem. Pela manhã, no Auditório Francisco Marcolino de Sousa, a programação iniciou com a oficina “IA na Educação, transformação docente, novos caminhos para avaliar aprendizagens”, ministrada pelo professor Mário Mattos. Em seguida, a professora Goretti de Deus conduziu uma oficina de Língua Portuguesa, propondo uma reflexão sobre habilidades e descritores com base em documentos como a BNCC, CNCA, SAEB e SAEPI.

Na segunda-feira (04), a Jornada deu continuidade às formações com ênfase na Matemática. Também no auditório da SME, os professores do 1º ao 9º ano participaram da Oficina: Conhecimento e compreensão na Matemática através das habilidades e descritores, conduzida pelo professor Erdêmio Leal, seguida da Oficina: BNCC de forma prática, uma abordagem prática com a professora Patrícia Monteiro.

À tarde, as atividades foram transferidas para a Unidade Escolar Severiano José de Sousa Lima, onde ocorreram oficinas específicas para o Ensino Fundamental, EJA e Educação Infantil. Os debates abordaram o planejamento pedagógico, campos de experiência e objetivos de aprendizagem com a condução da professora Patrícia Monteiro.

Encerrando a programação, na terça-feira (05), o evento voltou ao Auditório da SME, com foco no público da EJA e monitores da Educação Integral. A oficina “Desafios e Soluções no Planejamento do EJA: Rumo à Aprendizagem Significativa” foi o tema central da tarde, consolidando o compromisso da Secretaria Municipal de Educação com a qualificação dos profissionais e o fortalecimento das práticas educacionais no município.

A secretária de Educação, Lucinete Pereira, destacou a importância da Jornada Pedagógica 2025.2 como um momento essencial de reflexão, aprendizado e troca de experiências entre os profissionais da rede municipal.

“Vivemos dias intensos de muito aprendizado, partilha e renovação de propósitos. Cada oficina, cada palestra e cada momento de planejamento foi pensado para fortalecer nossas práticas pedagógicas e nos preparar para os desafios do segundo semestre. A Jornada Pedagógica é uma oportunidade de alinhar metas, atualizar saberes e, acima de tudo, reafirmar nosso compromisso com uma educação que acolhe, avalia e transforma a realidade dos nossos alunos”, ressaltou a secretária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

toggle icon