terça-feira, setembro 2, 2025
Educação

São Julião realiza III Percurso Formativo do PPAIC 2025 com foco na valorização da Cultura Indígena

São Julião realiza III Percurso Formativo do PPAIC 2025 com foco na valorização da Cultura Indígena

O evento reuniu gestores, coordenadores e professores da Educação Infantil (Pré I e Pré II) e do ciclo de alfabetização (1º e 2º ano), em uma programação voltada para reflexão, formação e valorização da identidade cultural.


Nos dias 27 e 28 de agosto de 2025, a Secretaria Municipal de Educação de São Julião e com apoio do prefeito Renaldinho Ramos, promoveu o III Percurso Formativo do PPAIC – Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa, com o tema “Alfabetização e Literatura Indígena: Tecendo palavras, honrando raízes”. O evento reuniu gestores, coordenadores e professores da Educação Infantil (Pré I e Pré II) e do ciclo de alfabetização (1º e 2º ano), em uma programação voltada para reflexão, formação e valorização da identidade cultural.

Primeiro dia

A abertura contou com a palestra do escritor Rômulo Rossy, que abordou o tema cultura, resistência e identidade: o legado dos povos originários.

Em seguida, a professora Oleania Paiva aprofundou o debate sobre diversidade cultural e práticas pedagógicas.

A programação também incluiu o depoimento de Raquel, descendente de povos indígenas de Manaus, que compartilhou sua história e falou sobre as raízes culturais de sua família.

Encerrando as atividades do primeiro dia, foi oferecido um jantar especial para os participantes, promovendo um momento de confraternização e troca de experiências.

Segundo dia

No dia 28, as atividades aconteceram na Unidade Escolar Alice Rocha, onde foram realizadas dinâmicas pedagógicas e oficinas de formação. O encontro favoreceu a troca de saberes entre os educadores e destacou a importância da literatura indígena como recurso pedagógico para fortalecer a alfabetização e valorizar a diversidade cultural.

Educação que honra raízes

O III Percurso Formativo do PPAIC 2025 reforçou o compromisso da rede municipal de ensino com a formação continuada dos professores e com uma educação que reconhece e valoriza a identidade cultural dos povos originários, tecendo palavras e honrando raízes.

                    

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

toggle icon