São Julião inicia Jornada Pedagógica 2025.2 com foco na reconstrução e transformação da educação
São Julião inicia Jornada Pedagógica 2025.2 com foco na reconstrução e transformação da educação
A Prefeitura de São Julião, por meio da Secretaria Municipal de Educação, deu início na sexta-feira (1º) à Jornada Pedagógica 2025.2, que segue até 5 de agosto com o tema “Educação que acolhe, avalia e transforma: caminhos para uma prática significativa”. O evento reúne todos os profissionais da rede municipal para momentos de planejamento, capacitação e fortalecimento das práticas pedagógicas.
A abertura, realizada no CETI Agripino Pereira Bezerra, contou com a apresentação do novo Regimento Interno da Rede Municipal de Ensino, conduzida pela procuradora jurídica da SME, Dra. Érika Luz, e com a palestra do Pe. Francisco Ramires, que trouxe uma reflexão profunda sobre o papel da filosofia na educação, abordando desejo, excelência e o sentido da vida.
A mesa de honra foi composta pela secretária municipal de Educação, Lucinete Pereira, pela subsecretária Karina Garuzzi, supervisores, coordenadores de ensino, gestores escolares, representantes da Saúde, da Educação Especial e da EJA, além do padre Francisco Ramires e autoridades locais.
Durante a palestra, o padre destacou que a excelência deve ser a meta do educador e que o ensino precisa despertar sentido e curiosidade nos estudantes. Já a Dra. Érika Luz frisou que a atualização do regimento, antes de 2010, trará avanços significativos para a educação municipal.
Em seu discurso, a secretária Lucinete Pereira destacou que esta é a segunda jornada pedagógica da atual gestão e reforçou o compromisso com a reconstrução da rede de ensino:
“Estamos trabalhando com metas claras, já alcançamos mais de 60 delas, implantamos ensino em tempo integral, sala multidisciplinar, atendimentos especializados e seguimos firmes para fazer de São Julião referência na educação da microrregião e do Piauí.”
A programação da Jornada Pedagógica segue com oficinas e formações voltadas para professores do Ensino Regular, Integral, Educação Infantil e EJA, abordando temas como inteligência artificial na educação, BNCC, descritores, planejamento pedagógico e estratégias para aprendizagem significativa.