Capacitação ambiental reúne gestores, servidores e educadores em São Julião
Capacitação ambiental reúne gestores, servidores e educadores em São Julião

Diante da grave escassez de água e da recente mortandade de peixes no açude da sede, a Prefeitura de São Julião, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realizou nesta sexta-feira (22), uma capacitação sobre Dimensão Ambiental. O encontro aconteceu no auditório Francisco Marcolino de Sousa e reuniu servidores públicos, educadores e gestores municipais.
Pela manhã, participaram da formação profissionais das Secretarias de Administração, Assistência Social e Limpeza Pública. Já no período da tarde, o público foi formado por professores e gestores escolares.
O principal objetivo da capacitação foi preparar os participantes para adotar práticas sustentáveis e reduzir os impactos da crise hídrica no município.

As atividades da manhã foram conduzidas pelos técnicos em Gestão Pública Claudene Alves e William Mendes, representantes da empresa Nerar Engenharia. Eles apresentaram o projeto “Desenvolvimento Ambiental Sustentável”, desenvolvido pela Prefeitura em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA).

Segundo os palestrantes, o projeto é estruturado em quatro metas e dez etapas, fundamentado na metodologia do Círculo de Cultura, proposta pelo educador Paulo Freire, que busca promover a compreensão da realidade e estimular habilidades colaborativas.
Ainda no turno da manhã, a jovem Maira Gláucia tratou sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos e promoveu uma dinâmica interativa com os participantes.

No período da tarde, a professora Cândida Rosa ministrou a palestra “Educação Ambiental para Escolas Sustentáveis no Município de São Julião”, reforçando a importância da inserção da temática ambiental no cotidiano das instituições de ensino.


O evento contou com a presença do prefeito Renaldinho; da secretária de Planejamento e Finanças, Lucilene Pereira; da secretária de Educação, Lucinete Pereira; do secretário de Meio Ambiente, Eduardo Ramos; do secretário de Agricultura, Né Rocha; do secretário de Esportes, Marcos Maciel; do assessor ambiental, Júlio Marcello; além de vereadores, educadores e demais colaboradores da gestão.

Em entrevista, o prefeito Renaldo Ramos (Renaldinho) destacou a gravidade da situação ambiental enfrentada pelo município e a importância da conscientização coletiva:

“Estamos passando por uma grande dificuldade em relação ao meio ambiente. Recentemente, tivemos a morte de vários peixes no açude da nossa cidade e ainda aguardamos o resultado dos estudos que vão apontar as causas desse problema. Além disso, temos o desafio dos lixões, e já assinamos o acordo para eliminar esse passivo ambiental. Nosso cuidado neste momento é tanto com o meio ambiente quanto com a saúde da população de São Julião. Por isso, essa capacitação vem como uma ação de conscientização: precisamos da colaboração de todos para enfrentar esses desafios e, com certeza, esse treinamento será de grande importância para o nosso município.”

A secretária de Educação, Lucinete Pereira, reforçou a relevância da integração entre as pastas e do papel das escolas na formação de cidadãos conscientes: “Essa capacitação é de grande importância para o nosso município, especialmente para a área da educação, que caminha lado a lado com a Secretaria de Meio Ambiente. Trata-se de uma secretaria fundamental não só para São Julião, mas também para o Estado e para o país, e com a qual temos desenvolvido, e continuaremos a desenvolver, grandes projetos dentro das nossas escolas. A ideia é levar conhecimento e aprendizagem a toda a nossa rede de ensino — desde a educação infantil, passando pelo fundamental I, fundamental II e também a modalidade EJA. Esse trabalho de conscientização ambiental aliado ao processo de ensino é essencial para formar cidadãos mais comprometidos com a preservação e o futuro do nosso município.”

O assessor ambiental, Júlio Marcello, explicou que a capacitação busca instruir a população sobre sustentabilidade e conscientização diante dos desafios atuais: “Estamos aqui hoje para realizar a capacitação ambiental no município de São Julião com o objetivo de instruir a população sobre a importância do meio ambiente e da sustentabilidade. Nos últimos dias muito se tem falado sobre a situação do açude municipal, que teve seu nível reduzido devido à seca e ocasionou a morte de peixes, gerando mau odor na cidade. Diante disso, estamos trazendo especialistas para promover essa capacitação e conscientização, de forma que possamos enfrentar juntos esse problema. A expectativa é que seja uma ação bem-sucedida e que todos saiam satisfeitos e mais conscientes sobre o cuidado ambiental.”
Fotos: