27 de Abril de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Gestão de Dr. Samuel realiza 2ª etapa de programa que melhora genética animal em São Julião

Com o objetivo de melhorar a genética dos gados dos criadores de São Julião, a Prefeitura Municipal, sob administração do prefeito Dr. Samuel Alencar e o vice-prefeito Dr. Leonardo Rocha, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural em parceria com a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares Rurais do Brasil (CONAFER), estão promovendo o programa “Mais Pecuária Brasil”.

A realização do programa acontece através de uma inseminação artificial que é feita nas vacas dos criadores cadastrados na Secretaria de Desenvolvimento Rural.

O sêmen aplicado nas vacas provém de uma raça chamada “Sindi”, ela é originária do Paquistão na Índia. Com a inseminação, há uma melhora na qualidade do leite e na carne dos animais.

Neste sábado (12), foi realizada a 2ª fase do Mais Pecuária Brasil, que foi acompanhada pelos veterinários Pedro Ricardo e Jackson Brendo. A ação beneficiou os criadores das localidades Porcos, Poço do Serrote, Poço Escuro, Porciano e Serra Velha.

O prefeito Dr. Samuel Alencar explica sobre como o programa é importante para os fazendeiros.

“Em 2022 nós fizemos a adesão ao Programa “Mais pecuária Brasil”, onde foi oferecido várias raças para que a gente pudesse incorporar o rebanho do município. Dentre essas raças foi escolhida a “Sindi”. Fizemos essa agregação de patrimônio genético para os criadores de gado do nosso município, pensando nas gerações futuras, onde vamos ter um gado que vai reduzir os custos dos criadores no que diz respeito a alimentação, ração e etc. Além de melhorar na produtividade, tanto de carne como de leite, e isso é o que vai fazer com que o produtor tenha êxito na questão financeira sobre o rebanho”, explicou o prefeito.

A secretária de desenvolvimento Rural, Ana Célia, fala sobre o programa.

“Esse programa visa melhorar geneticamente a raça do rebanho bovino do município. Sabemos que teria um certo custo para os agricultores, que a maioria não tem condições de arcar, mas a Prefeitura está disponibilizando de forma gratuita”, disse.

Marcos Neto, fazendeiro da localidade Porcos, teve quatro vacas inseminadas nesta segunda etapa. Ele agradece a gestão.

“A iniciativa desse projeto foi muito importante para nós criadores. Quero agradecer a nosso prefeito pelo belíssimo trabalho, ele sempre está trazendo inovações. Essa genética a gente não tinha aqui, mas acredito que vai nos ajudar muito”, disse.

Seu Matias, cria animais na localidade Poço do Serrote, ele relata como é importante a inseminação. “Eu acho muito importante essa ação, é algo que a gente ainda não tinha visto. Com essa inseminação nós acreditamos que virá um gado mais avançado e também vai melhorar na carne e no leite dos animais”, frisou.

Kledson Brito, da fazenda Poço Escuro, enfatiza sobre a iniciativa da inseminação.

“Desde os meus avós que a gente cria animais, mas devido as dificuldades havíamos parado. Recentemente voltamos a criar novamente, e com esse benefício concedido pela gestão será algo importante para aprimorar o nosso rebanho”, pontuou.

O veterinário do município, Pedro Ricardo, comenta sobre a ação.

“Estamos realizando a segunda fase do protocolo de inseminação artificial. Realizamos a primeira fase em fevereiro e agora estamos aqui novamente. Queremos agradecer a CONAFER e a Prefeitura Municipal, por dá todo apoio e suporte para os criadores. Esse projeto é de grande importância e faz com que aumente ainda mais a produtividade dos nossos criadores”, concluiu.

Mais imagens;