27 de Abril de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Notícias

Arraiá do povoado Fujona é realizado, mantém viva a tradição junina e celebra os 25 anos com grande público

O povoado Fujona, situado a 3 km de São Julião, foi palco do icônico Arraiá de São Pedro, o “Arraiá de Nóis Tudim”. O evento aconteceu na última sexta-feira (30), e contou com a presença dos moradores da região, bem como de amigos vindos das cidades vizinhas, que aproveitaram para celebrar e se divertir na festa junina.

Neste ano, o Arraiá trouxe como tema o “Arraiá de Nóis Tudim”, considerado uma das celebrações culturais mais importantes do município. A decoração típica das festas juninas, com suas bandeirinhas coloridas, barracas de comidas tradicionais e diversas atrações, abrilhantou o ambiente.

Wellyda Ramos, secretária de Cultura e organizadora do evento, destacou que tudo foi planejado visando a diversão da população. “Essa festa é dedicada a vocês, que todos possam se divertir com muita alegria e paz”, ressaltou a secretária.

O prefeito Dr. Samuel Alencar acompanhado da primeira-dama Thaise Moura e o Vice-Prefeito Dr. Leonardo Rocha marcaram presença no evento e enfatizaram a importância de valorizar a cultura local e promover eventos que garantam entretenimento e diversão para o povo. Ambos expressaram gratidão a todos os envolvidos na organização e ressaltaram a importância de preservar a tradição das festas juninas.

“Quero agradecer a Deus por estamos aqui todos juntos em comemoração em nosso padroeiro São Pedro, agradeço a todas as secretárias que estão envolvidas diretamente ou indiretamente nesta festa e estamos sempre nos empenhando para estar trazendo melhorias para nossa São Julião junto com o deputado Severo Eulálio, e enquanto estivermos nesta gestão, vamos sim trabalhar pela diversão da população, por que ninguém merece só trabalhar,” declarou o prefeito.

A secretária de Educação Valdinara Almeida, parabenizou o gestor do município e também o vice prefeito pelo trabalho feito durante a organização desta festa.

“Quero parabenizar o prefeito Dr. Samuel ao vice prefeito Leonardo Rocha a nossa primeira dama, Thaise Moura, por sempre aprimorar e inovar o nosso arraiá com o intuito de preservar as tradições nordestinas. Quero agradecer toda minha equipe de educação e a todos presentes”, salientou a secretária de educação.

Além disso, o deputado Severo Eulálio marcou presença juntamente com outras personalidades de destaque da região, como o ex-prefeito Dr. Carlos e sua esposa, vereadores e funcionários públicos municipais. O deputado aproveitou a oportunidade para agradecer pelo convite e expressou sua expectativa em relação às apresentações.

“É uma satisfação estar de volta aqui. Aproveito para agradecer pelo convite e cumprimentar a todos que estão presentes. Esta festa foi organizada com muito carinho para toda a população, e acredito que teremos apresentações maravilhosas. Vamos aproveitar ao máximo e manter sempre essa parceria com o município de São Julião”, enfatizou Severo Eulálio.

A noite começou com a montagem da mesa de honra e a execução do hino nacional. Em seguida, as atrações culturais deram início, com as escolas se apresentando. O grupo Xodó Junino, formado por alunos da escola municipal Vitalino Sabino, encantou o público com sua performance.

O Desfile Rainha Caipira Mirim foi um show de fofura com mini caipirinhas.

Logo em seguida, foi a vez do Grupo Girassol se apresentar. Esse grupo é assistido pela Secretaria Municipal de Assistência Social de São Julião e trouxe como tema deste ano “As rainhas do cangaço em noite de São João”. A capoterapia é um serviço que faz parte das atividades disponibilizadas pela Secretaria Municipal e faz a integração da população mais idosa.

Após as senhoras, foi a vez do público mirim, o Xote das Meninas, que encantou o público com sua linda apresentação. Coreografada pela coreografa Luzivânia.

E para finalizar a noite em grande estilo, tivemos a Fulô de Mandacarú, trouxeram um figurino bem elaborado e com muitas cores, sua coreografia marcada pela alegria dos integrantes.

PUBLICIDADE

Infelizmente por problemas técnicos o Cangaço Arretado não pode fazer sua apresentação, mas não deixou de ser premiado. Ao final de cada apresentação, as autoridades presentes entregaram uma placa simbólica em reconhecimento aos grupos e às pessoas que estiveram à frente da organização das coreografias, como forma de gratidão.

Para fechar a noite com chave de ouro, subiram ao palco Forrozão Classe A, Daniel Almeida e Janny Santos. O Arraiá de São Pedro no Povoado Fujona foi um verdadeiro sucesso em São Julião, proporcionando momentos de alegria e confraternização para os moradores da região.

A festa foi marcada por uma animação contagiante, música de qualidade e uma variedade de comidas típicas, preservando a essência da cultura junina e valorizando as tradições locais.

Presenças

Dr. Samuel Alencar e a primeira dama e Secretária de Assistência Social, Thaise Moura Fontes, o Vice Prefeito Dr. Leonardo Rocha e sua noiva Ana Teresa, o ex-prefeito Dr. Carlos e sua esposa, a secretária de Cultura Welyda Ramos, secretária de Educação Valdinara Almeida, secretária de Saúde Conceição Araújo, secretário de Planejamento Gestão e Finanças, Antônio Francelino, secretário de Governo Professor Neto, secretária de Infraestrutura Verônica Rocha, secretária de Desenvolvimento Rural Ana Célia, secretária de Meio Ambiente Lourid Nya, pregoeiro do Municipio Dalton Rocha, secretario de Esportes Jozean Pereira, consultor Jurídico Ambiental Dr. Carlos Ramon, Controladora Geral do Município Maria Laurentina, Vereador Júnior Rocha, Vereadora Gracieulda, Vereador Acelino, Vereador João Neto, subsecretária de Assistência Social Jéssica Brenda, subsecretária de Educação Lídia Carvalho, diretora da Escola Vitalino Sabino do povoado Fujona, Eliana Nascimento, diretora da Escola Joviano Maximino de Alencar, Irene Onezia, diretora do Severiano José de Sousa Lima, Maria de Lourdes, diretor do Roldão de Alencar Bezerra Emilena, diretoras do ensino infantil Francilmara e Liduina e liderança política Moacir Barros.

Veja mais fotos: