27 de Abril de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Notícias

10ª Conferência de Assistência Social debate temas para o fortalecimento do SUAS

A Prefeitura de São Julião, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou nesta segunda-feira (26), a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos!”.

A conferência tem como objetivo avaliar as políticas de Assistência Social e definir metas para a melhoria do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Sendo assim, é necessário debater o acesso a serviços, às demandas reais, os direitos sociais e o controle social na perspectiva da política da Assistência Social.

A palestra foi realizada no auditório da Secretaria de Educação. Na ocasião, as autoridades foram convidadas para comporem a mesa de honra, onde foram chamados, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Lucilene Eva; Thaise Fontes, secretária Municipal de Assistência Social, e o Dr. Leonardo Rocha, vice-prefeito.

Inicialmente a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Thaise Fontes, fez a leitura do regimento interno. A palestra foi presidida pela assistente social, Jade Alencar, que destacou na sua fala a importância das conferências.

“Aqui é um espaço para ser falado a respeito das demandas do município, opiniões, apresentar as propostas, fiscalizar a gestão e os serviços que estão sendo prestados. Essas conferências são espaços para debate coletivo, em que todo mundo tem o direito da participação social, são momentos para discussão e também para avaliação da política da Assistência Social”, disse.

Em seguida, foram divididos cinco grupos, os quais debateram os seguintes eixos:

PUBLICIDADE

 

Eixo 1 – Financiamento: Financiamento e orçamento de natureza obrigatória, como instrumento para uma gestão de compromisso e responsabilidades dos entes federativos para garantia de direitos socioassistenciais contemplando as especificadas regionais do país;

Eixo 2 – Controle Social: Qualificação e estruturação das instâncias de Controle Social com diretrizes democráticas e participativas;

Eixo 3 – Articulação entre os seguimentos: Como potencializar a participação social do SUAS?;

Eixo 4 – Serviços, programas e projetos: Universalização do acesso e a integração das ofertas dos serviços e direitos no SUAS;

Eixo 5 – Benefício e transferência de renda: A importância dos benefícios socioassistenciais e  direito a garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS.

PUBLICIDADE

 

Após, um integrante de cada grupo apresentou as propostas elaboradas, as quais foram aprovadas por unanimidade. No momento seguinte houve a eleição de cinco delegados, que vão representar o município na Conferência Estadual, prevista para acontecer nos meses de agosto e outubro de 2023.

Foram eleitos oito delegados; Maria Alencar, Antônia Vitória, Antônia Raimunda, Francisca Carvalho, Elayne Apolônia, Manoel Antônio, Francisca Luiza e Josiel Silva.

Falas:

A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Lucilene Eva, enfatiza a importância da realização das conferências.

“As conferências são momentos fundamentais de avaliação onde apresentação da sociedade civil mesmo com suas diversidades, soma para fortalecer essa política e garantir o exercício do controle social”, disse.

O vice-prefeito, Leonardo Rocha, relata a importância da conferência.

PUBLICIDADE

 

“Estamos aqui em mais uma conferência, um momento de conversa e um levantamento de dados, para analisar as dificuldades que a gente enfrenta em nosso município e tentar melhorar cada vez mais o SUAS. Então, é através dessas conversas, debates, que a gente consegue desenvolver e debater ideias para que possamos colher frutos do que está sendo tratado aqui”, afirmou.

A primeira-dama e secretária de Assistência Social, Thaise Fontes, enfatiza que através das conferências surgirão ideias e a implantação de novas políticas públicas.

“Agradeço a todos que estão aqui, mais uma Conferência Municipal da Assistência Social, onde podemos sugerir o implantamento de novas políticas públicas que possam beneficiar a sociedade. Nós estamos aqui acreditando que possamos melhorar e na perspectiva de desenvolver mais soluções, então, obrigada”, disse.

Ao final da conferência todos receberam um certificado pela participação.

Imagens: