27 de Abril de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Ato cívico, missa e torneios de sinuca, dama e dominó marcam aniversário da cidade

São Julião permanece celebrando os 63 anos de emancipação política com diversos eventos. Na manhã desta segunda-feira, 18, data oficial do aniversário da cidade, a gestão municipal realizou mais atividades festivas.

Hasteamento

Inicialmente, como ato de patriotismo, aconteceu o Hasteamento das Bandeiras em frente à Prefeitura, reunindo autoridades locais e a população em geral. Na oportunidade, as bandeiras do Brasil, Piauí e São Julião foram hasteadas pelo prefeito Dr. Samuel, vice-prefeito Dr. Leonardo e pelo vereador Júnior, respectivamente.

O evento contou com a participação da Banda Marcial Genésio Neto, da cidade de Francisco Macedo. Os integrantes se apresentaram com a entoação dos hinos do Brasil e Piauí, bem como, com a famosa canção “Carolina”, do saudoso e ilustre cantor, Luiz Gonzaga.

No uso da fala, o prefeito Dr. Samuel Alencar falou sobre o aniversário do município e reafirmou seu compromisso com a população.

Dr. Samuel Alencar

“Quero agradecer a todos vocês que estão aqui, estamos homenageando nossa terra que é o que a gente tem de melhor. Como já foi falado, o futuro depende do presente, o que fizermos hoje em nossa terra vai refletir no futuro e a gente não mede esforço para fazer o melhor para o nosso município. Quero aqui reafirmar meu compromisso com o povo e seguiremos trabalhando cada vez mais para deixarmos um legado às futuras gerações”, disse.

O vice-prefeito Dr. Leonardo Rocha destacou a data comemorativa.

Dr. Leonardo Rocha

“Hoje é uma data importante para todos nós, o dia que comemoramos o aniversário da nossa cidade, esse lugar maravilhoso que fomos agraciados para morar, ajudar a desenvolver e de ser feliz. Fico emocionado por fazer parte dessa história, o tempo passa, política é uma coisa passageira, futuramente talvez a gente não vai mais estar aqui, acreditamos que as futuras gerações, mas vai ficar as nossas histórias. Então, queremos parabenizar o nosso município e agradecer a todos que tem colaborado em todas as atividades. Obrigado”, agradeceu.

O vereador Júnior esteve representando o Poder Legislativo e também deixou sua fala.

Júnior Rocha

“Hoje é um dia muito simbólico e de comemoração para todos nós, saojuliaoenses, mais um ano de emancipação política do município, 63 anos de história e a cada dia que passa estamos construindo novas histórias e buscando por dias melhores, em busca do progresso e do desenvolvimento. Muito obrigado”, pontuou

O secretário de Esportes, Josean Pereira também teve oportunidade de fala. Além de parabenizar o município, ele comentou sobre o campeonato de futebol, onde a grande final foi decidida na tarde de ontem (17).

Josean Pereira

Missa

Logo em seguida vários fiéis católicos e autoridades municipais se dirigiram à Igreja Matriz da Imaculada Conceição, em uma celebração que teve o objetivo de, além de adorar a Deus, prestar agradecimentos pela passagem do aniversário da cidade.

A missa teve início com a entrada do prefeito, vice-prefeito, juntamente com suas esposas, secretários municipais e os sacerdotes da Igreja.

A celebração foi dirigida pelo pároco local, o padre Francisco Ramires, e contou com momentos de louvor e comunhão entre todos presentes, que estavam ali reunidos em um só propósito: agradecer a Deus as bençãos concedidas.

Ao final, um momento de destaque foi celebrado na missa. A Adoração ao Santíssimo despertou fortes emoções entre os fiéis, o que representou a presença do Senhor no meio do seu povo. Para abrilhantar o momento, o coral da Igreja entoou louvores direcionados a Deus.

Em entrevista, o padre Ramires enfatizou o sentimento pela realização da missa em ação de graças e deixou uma mensagem para a população.

Padre Francisco Ramires

“O sentimento que vem ao nosso coração quando nós celebramos a festa de emancipação política de um povo, é que aquelas pessoas desejam servir a Deus. Então, nós de São Julião sabendo que Deus está sobre nós e que vem ao nosso encontro, que o nosso coração seja inundado de gratidão a Deus por conduzir a nossa história onde cada um de nós já construimos na nossa cidade e esperança. O povo de São Julião é cristão, católico, que tem uma piedade, uma fé muito grande, isso está nas raízes e isso é a nossa maior riqueza, antes da emancipação política já havia a fé e isso é muito importante porque é ela que nos mantém de pé. A minha mensagem para os católicos e para todas as pessoas é que a gente procure servir o senhor acima de tudo”, disse o padre.

Torneios

Durante o dia, também foram iniciados os torneios de sinuca, dama e dominó. Os jogadores competem com o objetivo de se tornar campeão e receber a premiação.

O momento está concentrando diversos jogadores, o que também promove o lazer e entretenimento para os participantes.

Confira os vencedores:

Dominó:
Dupla campeã – Ozildo e Fabinho
Dupla vice-campeã – Paulinho e Coco
Dupla em 3⁰ lugar – José Bento e Moacir

Dama:
1⁰ lugar – Bráz
2⁰ lugar – Neném do Diole
3⁰ lugar – Marciel do Severino

4⁰ lugar – Victor Mateus
5⁰ lugar – Aprígio

Sinuca:
Campeão – Cicin
Vice-campeão – Glauter

Além de quantias em dinheiro, os vencedores também receberam troféus e medalhas de acordo com suas categorias.

O secretário de Esportes, Josean Pereira, frisou o envolvimento que as atividades trazem para os competidores. “Primeiramente quero agradecer ao prefeito Dr. Samuel pelo apoio que sempre tem dado para que possamos realizar atividades como essa. Agradeço também a equipe envolvida na organização. Essas atividades trazem muito entretenimento aos que gostam de competir, e eu vejo isso como um ponto muito positivo”, disse.

Josean Pereira

Durante as atividades, estiveram presentes os vereadores Junior e Gracieuda, juntamente com secretários municipais e demais autoridades.

Veja mais imagens do ato cívico, missa e torneios;